GOAA

CONCURSO_CODHAB

Escola Classe Bairro Crixá

COM ARQUIPELAGO ARQUITETOS, BHAKTA KRPA

“Não é absolutamente uma pequena conquista o fato de se considerar as plantas, hoje em dia, como elemento integrante da arquitetura escolar. A escola-monumento, a escola majestosa e austera, está cedendo lugar à escola alegre, horizontal, no meio dos jardins” Matéria sobre o Convênio Escolar na revista Habitat, editada por Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi (Habitat, n.4, p.7, 1951)

Uma escola de gabarito baixo faz a transição entre a nova urbanização, o parque existente e a área rural: Localizada no novo parcelamento do Bairro do Crixá, frente de expansão planejada da urbanização, a Escola Classe proposta busca contribuir para a construção de um espaço urbano generoso e articulado. O projeto proposto está implantado em formato de “C” de tal forma que suas arestas edificadas constroem relações urbanas diretas com as vias e o entorno, voltando a praça central da escola, espaço de recreação, para o parque adjacente ao terreno . Dessa forma, a escola busca fazer a transição entre a área urbanizada do novo bairro e as grandes áreas verdes contíguas, através de uma edificação propositalmente baixa, em sintonia com as densidades construtivas baixas e as tipologias propostas para este setor do novo bairro de São Sebastião (DF). Todos os acessos foram implantados junto à via secundária (Rua 3), protegendo a entrada e saída das crianças do movimento da Avenida Crixá e garantindo o acesso de veículos sem atrapalhar o trânsito .

Implantação em um único nível garante acessibilidade universal e articulação pedagógica: As funções pedagógicas, administrativas e recreativas da escola, com exceção da quadra coberta, foram implantadas em um único nível de pé direito simples. Esta implantação busca de forma direta e econômica evitar o uso de escadas, não só para garantir o acesso universal como também possibilitar a articulação franca entre os programas, solução que possibilita uma experiência de ensino integrada. O rebaixamento da quadra, posicionada no pavimento inferior, aproveita o declive no terreno para manter o gabarito baixo do conjunto, em consonância com o entorno, evitando que o pé direito alto necessário para as atividades esportivas crie uma volumetria excessivamente contrastante com a vizinhança. Neste andar foram também implantados o estacionamento de veículos, que têm acesso em nível pela rua secundária, e o refeitório que se volta para a vista do parque e aproveita esse mesmo acesso para facilitar a carga e descarga de alimentos. O acesso principal de pedestres implantado na rua secundária, no mesmo nível da esquina, evita a necessidade de rampas ou escadas; já o acesso de veículos aproveita a diferença de cotas nesta rua possibilitando a entrada em nível, com o pé direito desenvolvido pela topografia natural do terreno.

Numa posição intermediária entre essas cotas foi posicionada uma escada que serve como um grande banco urbano voltado para a cidade. O projeto, portanto, busca evitar a entrada ou retirada de terra do lote durante a obra.

Consolidação de um núcleo pedagógico-criativo e pátios como forma de trazer para o centro do ensino o meio ambiente: A proposta busca agrupar e articular funções específicas do programa para potencializar o projeto pedagógico e as atividades mais experimentais do aluno. Os programas estão distribuídos em torno de um eixo central, uma circulação coberta que organiza os diferentes núcleos programáticos a partir de um grid regular de estrutura de aço. As salas de aula, junto com algumas outras salas de uso mais expositivo, foram implantadas protegidas da rua, mais afastadas do acesso e organizadas em 3 blocos espaçados por jardins, que possibilitam uma relação franca entre ambientes internos e ambientes externos ajardinados e criam um espaço de aprendizado em contato direto com o meio ambiente. Esses pátios criam recintos de convívio mais reservado entre um grupo de 8 salas de aula, procurando propiciar uma escala amistosa ante a grande praça no Pátio Central, coletivo. As outras funções pedagógicas que complementam o currículo do aluno com usos mais experimentais e ligados às artes e à pesquisa autônoma do estudante foram agrupados para potencializar a experimentação e a capacidade criativa do aluno (auditório, biblioteca, sala cênica, sala de artes, multimídia, brinquedoteca). Este bloco foi posicionado próximo à entrada possibilitando que o auditório ou a biblioteca, possam ser utilizadas pelos moradores da região, aos finais de semana. O auditório voltado para o pátio coberto também permite que seu palco possa se associar ao pátio coberto e ser utilizado também para eventos escolares maiores, como festas juninas ou encontro com pais. De frente para este bloco e também junto à entrada foram implantados os usos administrativos, que além de contribuir no controle do acesso aproximam a secretaria e as salas de reunião dos pais da rua.

Construção modular e flexibilidade na distribuição do programa: A escola foi pensada a partir de uma grid regular de estrutura metálica, com vedações em alvenaria e painéis de laje alveolar pré-fabricados, um sistema claro que permite tanto flexibilidade na distribuição do programa quanto a possibilidade de construir a escola de forma faseada sem comprometer o partido proposto. Os programas ocupam um ou mais módulos da estrutura possibilitando que sejam realocados conforme necessidades pedagógicas específicas não previstas pela arquitetura. Nesta proposta foram previstos módulos para até 24 salas, podendo começar apenas com 8 e ir se ampliando na medida que aumentar a demanda local. A lógica construtiva deste sistema permite também que o programa seja facilmente ampliado sem perder a estrutura espacial proposta

Projeto:
CONCURSO_CODHAB - Escola Classe Bairro Crixá
PROJETO:
CODHAB, ESCOLA CLASSE
LOCALIZAÇÃO:
BRASÍLIA | DF
ANO PROJETO:
2018
CLIENTE:
CONCURSO PÚBLICO
STATUS:
PROJETO
PROGRAMA:
EDUCACIONAL
AUTORES:
BHAKTA KRPA, GUIDO OTERO, LUÍS TAVARES, MARINHO VELLOSO, RICARDO GUSMÃO
COLABORADORES:
LEONARDO OTÁVIO

Projetos relacionados