GOAA

AMA

Apartamento Melo Alves

com Luísa Amoroso

O apartamento está localizado em um prédio baixo e com ares de casa. O projeto buscou enaltecer as qualidades presentes do apartamento através de intervenções mínimas. Duas operações de conexão espacial foram realizadas: uma abertura da cozinha para a sala e a demolição de uma parede para ampliar a sala que agora passa a ocupar todo o comprimento do apartamento, integrando as duas fachadas opostas e garantindo uma boa ventilação e iluminação para as áreas sociais.

A estrutura do prédio é de alvenaria portante com paredes de tijolo de barro. Revelamos esta materialidade na parede descascada que apoia a viga metálica, necessária para substituir a parede demolida. Nestas operações, buscamos ressaltar a materialidade escondida do apartamento e reforçar o contraste com as novas intervenções com elementos metálicos. A marcenaria foi desenhada sob medida para acomodar as necessidades dos moradores e os materiais de revestimento, como o ladrilho hidráulico, foram escolhidos para dialogar com a história do apartamento.

Projeto:
AMA - Apartamento Melo Alves
PROJETO:
AMA – APARTAMENTO MELO ALVES
LOCALIZAÇÃO:
CERQUEIRA CÉSAR | SÃO PAULO | SP
ANO PROJETO:
2015
ANO OBRA:
2015
CLIENTE:
PRIVADO
ÁREA CONSTRUÍDA:
100M²
STATUS:
CONSTRUÍDO
PROGRAMA:
HABITACIONAL
AUTORES:
GUIDO OTERO, LUISA AMOROSO, RICARDO GUSMÃO
FORNECEDORES:
MARCENARIA ASSIS [ARMÁRIOS], SERRALHERIA CABRÁLIA [ESTRUTURAS EM AÇO], JATOBÁ [PASTILHAS CERÂMICAS], DALLE PIAGGE [LADRILHOS HIDRÁULICOS]
FOTOGRAFIA:
MAURA MELLO
PRODUÇÃO:
SELVVVA + HISTÓRIAS DE CASA

Projetos relacionados