GOAA

RAC

Residência Alameda dos Capuaçus

Para esta casa de veraneio no interior de São Paulo buscamos construir um lugar confortável, em contato com o entorno e capaz de receber com conforto uma família numerosa e seus amigos. Para tal, adotamos uma tipologia pavilhonar que foi capaz de organizar uma planta compacta mas expansiva, com espaços internos abertos e integrados ao ar livre, com amplos beirais nas fachadas mais envidraçadas.

A implantação desta casa pode ser separada em dois momentos distintos: o pavimento inferior, construído em concreto armado, abriga os programas técnicos e garagem, e configura uma plataforma sob a qual se ergue uma estrutura leve, de madeira laminada, que abrigará o programa íntimo e social da casa.

O contraste destas duas formas de construir revela a diferença dos programas e gera espaços com características muito distintas: enquanto pavimento inferior responde às necessidades técnicas da casa com espaços mais fragmentados e de adequação ao terreno, o pavimento superior se destaca pela leveza da estrutura, abertura da planta e grandes panos de vidro, que enaltecem a conexão com o ar livre e com a natureza circundante.

Projeto:
RAC - Residência Alameda dos Capuaçus
LOCALIZAÇÃO :
BRAGANÇA PAULISTA | SP
ANO PROJETO :
2021
CLIENTE:
PRIVADO
ÁREA CONSTRUÍDA:
700M²
STATUS:
PROJETO
PROGRAMA :
RESIDENCIAL
AUTORES :
GOAA - GUSMÃO OTERO ARQUITETOS ASSOCIADOS
COLABORADORES :
TOMAS VANNUCCHI (COORDENADOR), BEATRIZ DIAS, CLARA TROIA E VICTORIA AFONSO
FOTOS :
GOAA
ESTRUTURA DE CONCRETO :
WXYZ PROJETOS ESTRUTURAIS
ESTRUTURA DE MADEIRA :
REWOOD
INSTALAÇÕES :
ZAMARO
CLIMATIZAÇÃO:
LOGIPROJECT
LUMINOTÉCNICA:
CASTILHA ILUMINAÇÃO

Projetos relacionados