CEB ESCOLA BEACON
2017
PROJETO PREMIADO

ANDRADE MORETTIN + GOAA

O projeto para a escola Beacon parte da combinação de um projeto pedagógico inovador com um patrimônio construído em um antigo bairro industrial na área central de São Paulo.

O programa prevê uma escola para, aproximadamente, mil alunos, abrangendo do ensino infantil ao ensino médio, passando pelo ensino fundamental. Todos acomodados em um espaço inclusivo que, a um só tempo, ofereça toda a estrutura específica para cada ciclo e propicie a integração entre os alunos de diversas idades. A proposta de integração vai além: encoraja a aproximação permanente entre alunos, professores, coordenadores e funcionários.

A propriedade é composta por um complexo de galpões industriais, hoje em desuso. Se por um lado os galpões apresentam-se rústicos e agigantados para a escala das crianças, por outro representam um patrimônio construído generoso e bastante sólido.

A proposta parte da ideia de aproveitar integralmente esse patrimônio construído e, a partir dessa estrutura monumental, introduzir novos elementos capazes de acomodar as atividades específicas da escola e, simultaneamente, introduzir a escala apropriada e os materiais de acabamento condizentes, de forma a domesticar o espaço.

Todos os novos elementos são construídos com componentes industriais leves, de tal forma que a inserção desses se dará como uma montagem no local, buscando contrapor-se nitidamente aos galpões existentes, estabelecendo assim um franco dialogo entre o preexistente e o novo.

Projeto: CEB – Escola Beacon Localização: Vila Leopoldina | São Paulo | SP Ano do concurso: 2016

Ano projeto: 2016-2017 Ano obra: 2016-2017 Cliente: Privado Área construída: 10.600,00 m²

Status: Em construção Programa: Educacional Autores: ANDRADE MORETTIN ARQUITETOS ASSOCIADOS + GOAA Colaboradores GOAA: Marina Novaes, Marina Pereira, Murilo Zidan Premiação: 1º lugar em concurso fechado Estrutura: Stec Engenharia Instalações: Gera Engenharia

Luminotécnica: Godoy Luminotecnia Drenagem: Contag Engenharia Acústica: Alexandre Sresnewsky Acústica e Tecnologia Climatização: Willem Scheepmaker & Assoc. Ltda.

Paisagismo e agronomia: Ricardo Vianna Fundações: Apoio Assessoria e Projeto de Fundações Pavimentação: LPE Engenharia Construtora: Barbara Engenharia e Construtora

INSTAGRAM #goaa_ceb
PROJETOS RELACIONADOS