BSB Eixão de Brasília
2012
PROJETO PREMIADO

Bhakta Krpa, Cadu Marino, Cadu Miller, Eduardo Pompeo, Fernando Tulio,
Guido Otero, Ricardo Gusmão

Premiação: 2º lugar no  Concurso Nacional de Arquitetura –
Passagens sob o Eixão

A abordagem proposta tem como premissa desenvolver uma estratégia que seja replicável nas 16 passagens subterrâneas que se situam ao longo das asas norte e sul de Brasília garantindo ainda a especificidade de cada uma das soluções.

Propõe-se que sejam implantados sistematicamente novos pontos de ônibus nos canteiros centrais das vias laterais bem como o alargamento dos espaços lindeiros ao Eixão de modo a criar um conjunto de espaços livres equipados com postos de apoios que se caracterizam como uma estrutura básica de apoio às atividades cotidianas e não-cotidianas, como o uso, aos domingos, do Eixão com espaço de lazer.

As praças, resultantes desses alargamentos, podem ser ocupadas de diferentes maneiras; usos comercias, de lazer, esportivos, culturais e institucionais, de modo a garantir uma diversidade de ocupações estimulando a vitalidade destes espaços. A implantação de quadras esportivas, anfiteatros ao ar livre, espaços sombreados, entre

 

 

outros, favorecem a apropriação de cada uma destas passagens de uma diferente maneira.

A concentração dos pontos de ônibus no canteiro central, por sua vez, tem como objetivo contribuir para a melhoria do transporte público de Brasília e facilitar o acesso seguro pelas passagens peatonais.

Nas cabeceiras, a mesma preocupação, foi traduzida em duas soluções tipos: uma em que a cota de chegada articula-se em nível com terreno existente e outra que, por meio de escada e elevador, permitem uma conexão retilínea.

Dessa forma a requalificação das articulações peatonais leste-oeste permite que estas deixem de ser lugares de simples passagem, degradados e inseguros, para então tornarem-se caminhos da permanência e do encontro.

Projeto: BSB – Eixão de Brasília Localização: Brasília | DF Ano projeto: 2012
Cliente: Concurso Público Área construída: 1000m2 Status: Projeto
Programa: Desenho Urbano Autores: Bhakta Krpa, Cadu Marino, Cadu Miller,
Eduardo Pompeo, Fernando Tulio, Guido Otero, Ricardo Gusmão

INSTAGRAM #goaa_bsb
PROJETOS RELACIONADOS
SESC Osasco
PROJETO PREMIADO